Get Adobe Flash player
Home Pronunciamentos Discurso de apresentação do Deputado Nelson Luersen na Assembleia Legislativa

Discurso de apresentação do Deputado Nelson Luersen na Assembleia Legislativa

  Ao estrear na Tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Nelson Luersen (PDT) iniciou o seu discurso falando sobre sua origem: “sou filho de pecuarista, homem simples, do qual me orgulho muito. Somos de uma família de nove irmãos. Fomos criados ouvindo do meu pai que a ética, a transparência e o trabalho dignificam o homem. Estamos aqui para nos colocar à disposição do povo do Paraná e  para trabalharmos em conjunto com os demais deputados desta Casa de Leis”.

  

Nelson Luersen contou um pouco de sua história política: “Fiz parte do movimento estudantil no final dos anos 70. Estreei na política no ano 1996 como candidato a prefeito do pequeno município de Planalto, com 14 mil habitantes. Fui reconduzido ao cargo no ano de 2000 como candidato único. Em 2006 já disputei uma vaga para Assembleia Legislativa, pelo PDT, no qual obtivemos uma ótima votação de quase 30 mil votos, mas  infelizmente não foi suficiente para assumirmos uma vaga naquele momento nesta Casa.  Nos candidatamos  novamente a prefeito de Planalto em 2008, ao qual fomos reconduzidos ao cargo e em março de 2010 renunciamos para, novamente, buscarmos uma vaga nesta Casa. Por que essa insistência em ser deputado? Penso que o municipalismo paranaense está  precisando de mais homens e mulheres que se dediquem às causas regionais e dos pequenos municípios deste Estado”.

   

    O parlamentar ressaltou que foi presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná por duas vezes e, também, fez parte da AMP. “Como Prefeito que fui por três mandatos, acho que tenho experiência o suficiente para se somar aos demais companheiros e buscar e reivindicar junto ao Governo do Estado e às Secretarias, as obras e realizações que beneficiem todo o nosso Estado”.

SAÚDE

    Sobre a questão da Saúde, Nelson Luersen  se mostrou preocupado com a situação da população do interior do Paraná e relatou: “Povo este que faz da ambulância um leito hospitalar e que tem sofrido no dia-a-dia nos pequenos municípios, com a falta de especialistas, como ortopedistas  e, também,  com falta de pequenas cirurgias eletivas de hérnia, de cataratas, entre outros”.  E reforçou: “o cidadão às vezes espera um ou dois anos para conseguir um atendimento pelo  SUS, que eu considero um dos melhores  sistemas de saúde do mundo, porque atende a todos sem distinção, mas necessita ser revisto”.  Luersen  disse  ainda que  está  nesta Casa para reivindicar e pedir aos Governos Federal e do Estado que cumpram a Emenda 29 e  gastem realmente 12% em saúde, porque os municípios já estão gastando em torno de 20% em saúde atualmente.

EDUCAÇÃO E AGRICULTURA

    Outro motivo que o parlamentar ressaltou que o levou ao Legislativo Estadual , é  a luta e reivindicação por  uma educação de qualidade para os jovens e crianças do Paraná.  Como também, acrescentou que  “estamos aqui para trabalhar e defender os interesses do nosso pequeno agricultor, do homem do campo, do homem que labuta no dia-a-dia e que, infelizmente, vê suas reivindicações não serem atendidas”.

   Nelson Luersen também citou da Tribuna, a necessidade de um programa de conservação do solo, um programa de melhoramento de pastagens e genética do gado leiteiro; “precisamos fazer com que a Secretaria de Estado da Agricultura, juntamente com o Ministério da Agricultura, com as Prefeituras e entidades de classe façam investimentos para evitar a evasão do homem do campo”.  Segundo  Luersen, a agricultura do Estado está sofrendo com o êxodo rural. “Vejo com tristeza o pequeno agricultor, os seus filhos abandonarem a roça por falta de atrativos”.

REFORMA TRIBUTÁRIA

    O parlamentar do PDT disse que, também,  está na Assembleia para defender e trabalhar em prol dos empreendedores do Estado. “Eu sei que uma reforma tributária começa no Congresso Nacional, com os deputados federais e senadores, mas cabe a nós, deputados estaduais,  preocuparmos com a carga tributária que é exorbitante, com os encargos trabalhistas que inviabilizam, muitas vezes, as empresas. Eu sei que o ex-governador Roberto Requião teve muitos avanços quanto às micros e pequenas empresas, mas precisamos avançar ainda mais para que esses cidadãos possam gerar emprego e renda”.

BR - 163

   Nelson Luersen  solicitou ao presidente do Legislativo, Valdir Rossoni, que a Casa intercedesse , junto ao Governo Federal,  para que fossem tomadas medidas quanto à BR-163, que vai de Barracão até Guaíra e encontra-se em estado lastimável, além de uma terceira faixa nos lugares aclives e nas curvas. E pediu urgência na duplicação do trecho Cascavel Realeza, que transita diariamente cerca de 10 mil veículos.