Get Adobe Flash player
Home Histórico

Histórico de Nelson Luersen

 

      Nelson Lauro Luersen é natural de Capinzal, Santa Catarina. Nasceu em 01/06/62, filho de Lauro Luersen e Odete Catarina Luersen (em Memória). É o sétimo filho de uma família de nove irmãos e em 1975 a família veio residir em Salto do Lontra, Sudoeste do Paraná, onde trabalhou desde os 14 anos com seu pai em uma pequena empresa de alimentos. Em 1982 foi morar em Planalto. Em 1986 casou-se com Anete Terezinha Favretto Luersen, com quem teve dois filhos: Lauro e Marina. Participativo na sociedade, foi presidente do Clube de veteranos e da Associação Comercial e Empresarial de Planalto (ACEP). Formado em processos gerenciais pela Uninter, iniciou sua trajetória política em 1996 quando se elegeu prefeito pela primeira vez. Tem como líderes políticos o estadista Getúlio Vargas, o ex-presidente João Goulart e o ex-governador Leonel de Moura Brizola (em memória).

 

     Foi prefeito de Planalto por três mandatos: de 1997 a 2000, de 2001 a 2004 e de 2009 a 2010. E também presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná. Suas administrações municipais foram marcadas por uma política austera, com respeito aos recursos públicos, saneando as dívidas do município. Foi um dos poucos prefeitos que manteve o fundo de pensão dos funcionários públicos, realizou programas voltados ao aumento da produtividade agrícola, com prioridade na produção de leite, investindo na assistência técnica, no melhoramento genético e sanitário do rebanho bovino, Readequou e cascalhou as estradas rurais, melhorando o escoamento da produção e do transporte escolar. Investiu na infraestrutura urbana com a aquisição de vários terrenos, novos loteamentos e pavimentação, melhorou o atendimento na saúde e na educação, incentivou o esporte e cultura, apoiando o comércio, indústria e agricultura e com isso gerando emprego e renda.

 

    Em 2006, concorreu a deputado estadual pelo PDT onde obteve 29.430 votos ficando na suplência. Em 2010 foi Eleito deputado estadual com 43.510 e em 2014 foi reeleito para mais um mandato. Como parlamentar e um deputado municipalista, além de fiscalizar e fazer indicações, requerimentos e projetos de interesse do povo, tem trabalhado em prol de uma educação de qualidade e com igualdade de condições, tratando o esporte e a cultura como instrumento de saúde e socialização, lutando por um sistema de saúde pública com inclusão social aos menos favorecidos apoiando a indústria o comercio e agricultura, respeitando os direitos constitucionais das famílias Paranaenses.

 

    Atuando como Deputado Estadual ocupa a liderança do PDT na Assembleia Legislativa do Paraná. Faz parte de três comissões técnicas da Casa: a de Orçamento, de Saúde Pública e de Ecologia e Meio Ambiente e das  Frentes Parlamentares do Transporte Rodoviário de Cargasda Energias Renováveis, da Micro em Pequenas Empresa do, da Defesa das Universidades Estaduais, de Defesa dos Comerciários, de Apoio às Santas Casas de Misericórdias do Estado.

 

    Foi relator da CPI das Falências, vice-presidente da CPI dos leitos hospitalares do SUS e presidente da CPI do PEDÁGIO, que teve como conclusão, principal, evitar a prorrogação dos contratos.

 

    Sempre ressalta sua gratidão a Deus, a sua família, amigos, colaboradores e eleitores pela oportunidade de ser deputado estadual e representá-los junto à Assembleia Legislativa do Paraná