Get Adobe Flash player
Home Notícias Deputado Luersen solicita prorrogação do programa “Tarifa Rural Noturna”

Deputado Luersen solicita prorrogação do programa “Tarifa Rural Noturna”

alt

 

   O líder do bloco PDT/Pode/SD da Assembleia Legislativa, deputado Nelson Luersen (PDT), manifestou apoio à decisão da governadora Cida Borghetti (PP), que na semana passada encaminhou ofício à Copel determinando a prorrogação do programa Tarifa Rural Noturna por mais 12 meses. O benefício, que venceria em 31 de dezembro deste ano, concede desconto de 60% no valor da energia consumida no período das 21h30 às 6 horas em propriedades rurais.

   O “Tarifa Rural Noturna” foi instituído em 2007 e atualmente são 11.520 propriedades rurais beneficiadas pelo programa, que atende também empreendedores da avicultura e suinocultura. No início de novembro, porém, a Copel Distribuição havia informado que o desconto não seria mais concedido a partir de 1º de janeiro de 2019.

   Segundo a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), o fim do programa traria dificuldades principalmente para os avicultores de corte do Estado, visto que a atividade tem na energia elétrica um importante insumo, que pode representar mais de 20% dos custos da atividade. O Paraná lidera o ranking brasileiro de produção e exportação de frango.

   No documento enviado à Copel, a governadora apontou que o prazo de 12 meses é suficiente para que o próximo governo avalie, em conjunto com o setor produtivo, a melhor forma de manutenção do benefício. A empresa sugere a criação de uma lei específica para regulamentar o programa.

   “Esperamos que a determinação da governadora de prorrogar esse programa realmente se confirme, atendendo a reivindicação do setor agropecuário do Estado. A continuidade da Tarifa Rural Noturna é importantíssima para a manutenção do homem no campo, para viabilizar a sustentabilidade da produção rural, e fundamental para a geração de emprego e renda para os paranaenses”, diz Luersen.