Get Adobe Flash player
Home Notícias Audiência Pública discute Regulamentação do Exercício da Profissão de Intérpretes, Guias Intérpretes e Tradutores da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

Audiência Pública discute Regulamentação do Exercício da Profissão de Intérpretes, Guias Intérpretes e Tradutores da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

alt

    Por solicitação do Deputado Federal Assis do Couto (PDT-PR) membro da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e proposição do Deputado Estadual Nelson Luersen (PDT), foi realizada audiência no plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná para discutir o tema.

    Segundo estimativa do Censo de 2010 realizado pelo IBGE, aproximadamente 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, o que representa 5,1% da população do país. Uma das grandes conquistas para a comunidade foi a aprovação da lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como oficial no Brasil, foi o início da conquista de direitos por parte dessa população.

    Apesar desta conquista e demais avanços, os deficientes auditivos ainda continuam enfrentando barreiras. O debate sobre a regulamentação das profissões de Intérpretes, Guias Intérpretes e Tradutores da Língua Brasileira de Sinais busca diminuir as barreiras ainda existentes.