Get Adobe Flash player
Home Notícias Paraná promove 1ª Semana Estadual da Saúde Bucal, destaca deputado Luersen

Paraná promove 1ª Semana Estadual da Saúde Bucal, destaca deputado Luersen

altalt

    O Paraná promove, entre os dias 23 e 27 de outubro, a 1ª Semana Estadual da Saúde Bucal, que visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção de doenças através dos cuidados com a higiene da boca pela escovação e o uso de fio dental. A iniciativa surgiu a partir da lei 18.870/2016, de autoria do deputado estadual Nelson Luersen (PDT), aprovada pela Assembleia Legislativa no ano passado.  A lei prevê que anualmente, na última semana de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em convênio com os municípios e entidades da sociedade civil, promova seminários, debates, campanhas e outras atividades que ajudem a de aumentar o entendimento da população sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal.

    Nesta primeira semana, a Sesa, em conjunto com o Conselho Regional de Odontologia do Paraná (CRO/PR), Associação Brasileira de Odontologia (ABO/PR), Conselho Federal de Odontologia (CFO), e o Sindicato dos Odontologistas do Paraná (SOEPAR), estará promovendo uma série de ações para esclarecer a população sobre a prevenção do câncer bucal. Além disso, em paralelo também será promovida uma campanha antitabagismo. As atividades ocorrem ainda ao mesmo tempo em que se comemora o Dia do Cirurgião-Dentista, em 25 de outubro. Na sexta-feira (26/10), das 9 às 17 horas, serão realizadas diversas ações de conscientização sobre estes temas na Praça Osório, Centro de Curitiba.

    Luersen lembra que, segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 53% dos brasileiros fazem com frequência a escovação e usam o fio dental e mais de 60% das crianças em idade escolar têm cárie. Além disso, o câncer bucal atinge a cada ano cerca de 14 mil brasileiros, com uma média de quatro mil óbitos. As principais causas associadas a essa doença são hábitos nocivos, como elevado nível de ingestão de álcool, uso de qualquer tipo de fumo, má alimentação, próteses mal adaptadas, entre outros.

    “A prevenção é o melhor tratamento. E ela deve começar ainda na infância, com o acesso ao tratamento dentário com meta de cárie zero, evitando o surgimento de muitas doenças. Por isso, o programa também deve atingir as escolas, com acompanhamento das famílias, pais e professores, e estímulo à escovação correta, uso do flúor e visitas periódicas aos dentistas que atuam nos postos de saúde e clínicas dentárias da rede pública”, explica o deputado. “A intenção é aproximar os cidadãos da rede pública para estimular a prevenção e o tratamento odontológico, bem como das doenças que podem ser evitadas com esses cuidados”, diz o parlamentar.

    Luersen parabeniza a Secretaria da Saúde, que encampou o programa, ao lado das entidades de classe. “O governo do Paraná, por intermédio da secretaria, já tem a Rede de Saúde Bucal. Através dessa campanha será feita uma ampla divulgação sobre a importância dos paranaenses procurarem com mais frequência esses serviços, garantindo o combate às cáries, ao câncer bucal e outras doenças”, afirma o deputado.