Get Adobe Flash player
Home Pronunciamentos Pronunciamento Deputado Nelson Luersen em 04/11/2014

Pronunciamento Deputado Nelson Luersen em 04/11/2014

 

DEPUTADO NELSON LUERSEN (PDT): Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas. Venho novamente a esta tribuna, para mais uma vez fazer uma reclamação, Presidente. Uma reclamação que é pertinente a todos os paranaenses. Infelizmente, estamos vendo em um comercial na televisão, a Copel dizer que é uma das melhores distribuidoras de energia do Brasil, mas na prática no nosso Estado não é o que se está vendo. Estamos sofrendo com as quedas de energia, os agricultores vêm tendo prejuízo incalculável com a perda de frangos, na ordenha do leite, empresários muitas vezes deixando de produzir, deixando de gerar emprego e renda. A dona de casa sofrendo no dia a dia, pela falta de conservação das redes de energia no nosso Estado.

 

 

Então, venho novamente aqui, Sr. Presidente, Srs. Deputados, para reclamar da Copel, que tome uma medida imediatamente, como está não dá para continuar. Na semana que passou estive no Município de Bom Sucesso do Sul, pequena cidade do sudoeste do Paraná, onde a energia em parte da cidade acabou - no dia 30 ela caiu às 9h e no dia 31 ao meio dia ainda não havia retornado. Então, é lamentável que isso aconteça! Estamos vendo um grande prejuízo, ninguém vai investir em um Estado onde não temos a estrutura mínima, a estrutura na energia para poder produzir. Então, fica aqui a minha reclamação e solicito a esta Casa que tome também providências, que cobre da Copel. Vamos cobrar -e pedimos apoio dos nobres Deputados - para que eles contratem mais pessoal, que disponibilizem mais gente, que deem uma assistência maior quando da queda de energia elétrica em nosso Estado.

 

Outro assunto que nos traz a esta tribuna, Sr. Presidente, é quanto à antecipação do IPVA. Eu entendo o problema de caixa que o Governador tem, não é de hoje, vem de longa data. Soubemos dos problemas que ele enfrenta para pagar o 13º do funcionalismo público. O Estado tem sérios problemas financeiros, já foi empurrado com a barriga o ano passado, já foi antecipada receita no ano de 2013 para poder pagar o 13º, e estamos novamente antecipando receita. Vejam os senhores que aqui estão nesta tarde, o IPVA que vai vencer no ano que vem, o cidadão vai ter a opção de pagar esse ano, o contribuinte quem sabe até vai ganhar, porque vai pagar com 5% de desconto, mas está se criando no Estado do Paraná um buraco negro, uma dívida, um passivo que não vai ter como se resolver no futuro. Então, isso nos preocupa muito e pediria aos nobres Deputados que analisassem muito bem essa antecipação de IPVA, porque é algo que, com certeza, vai prejudicar o nosso Estado lá na frente.

 

Quanto aos professores e diretores que aqui estão nesta tarde, vemos com preocupação essa mudança de eleição, essa protelação, porque fica difícil de conviver na escola sabendo que temos uma comunidade hoje dividida. Sabemos que temos ótimos diretores, sabemos que temos ótimos educadores! Em muitas escolas do Paraná, com certeza, os diretores que lá estão - estão fazendo um brilhante trabalho - teriam condições de continuar esse trabalho, mas temos uma regra e a regra é clara: diz que teríamos eleição agora no mês de novembro. Então, queremos, Sr. Presidente, colocar a nossa opinião: acho difícil mudar a regra de um jogo, quando ele já está iniciado.

 

Já foram marcadas essas eleições, essas eleições estão para acontecer agora nos primeiros dias. Como é que vamos protelar? Seria a mesma coisa que chegássemos a junho deste ano, às vésperas das convenções e transferíssemos, prorrogássemos os mandatos dos Parlamentares, do Presidente e do Governador. É uma afronta à democracia! Então, quero deixar aqui registrado, que não somos contra a prorrogação de mandatos de diretores, somos a favor que se cumpra a lei, que se realizem as eleições, dando transparência e democracia ao cidadão paranaense. Tenho muitos amigos que são diretores, alguns nem querem essa prorrogação, são contra; outros querem a prorrogação, porque estão fazendo um bom trabalho e quem sabe querem, no ano seguinte, concluir esse trabalho. Mas o processo já foi demarcado, o Governador está querendo mudar algo que está para acontecer nos primeiros dias. Então, é lamentável que se interfira na democracia desta maneira.

 

Quero deixar bem claro a nossa posição: somos favoráveis a que tenhamos a eleição para diretores no mês de novembro. Meu muito obrigado e que Deus abençoe a todos.